Cidades do Vale e região bragantina têm focos de incêndio monitorados pela Defesa Civil; veja locais
09/09/2024
Incêndios atingem áreas de preservação ambiental e vegetação natural nas cidades da região. Incêndio em área de preservação ambiental de Bom Jesus dos Perdões
Reprodução/TV Vanguarda
Incêndios atingem, atualmente, ao menos 5 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina. O balanço, divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, foi atualizado nesta segunda-feira (9).
De acordo com a Defesa Civil, os focos de incêndio atingem as seguintes cidades a região:
Bananal
Bom Jesus dos Perdões
Campos do Jordão
Cunha
São Bento do Sapucaí
Bananal
De acordo com a Defesa Civil, Bananal foi incluída na lista de municípios com foco de incêndio ativo porque, na tarde deste domingo (8), um incêndio de grandes proporções atingiu a região Sertão do Hortelã, na Serra da Bocaina.
O órgão informou ainda que as causas são desconhecidas, mas que as chamas atingem uma área de vegetação nativa, além de uma área de pastagem.
Nesta segunda-feira (9), uma viatura da Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários atuavam no combate às chamas.
O balanço aponta que o fogo consumiu uma área de pelo menos 236 hectares, o que corresponde a mais de 2,3 milhões de metros quadrados. Não houve vítimas.
Águia, da PM, busca água para combater chamas em Bom Jesus dos Perdões, SP
Bom Jesus dos Perdões
Em Bom Jesus dos Perdões, um incêndio de grandes proporções teve início da última terça-feira (3), mas foi controlado na sexta-feira (6). Entre o sábado (7) e domingo (8), no entanto, as chamas voltaram a se espalhar.
Com isso, brigadistas da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e Fundação Florestal atuam pela segunda semana consecutiva no combate ao incêndio no Parque Estadual Itapetinga.
O Parque Estadual Itapetinga é uma área de preservação ambiental. Até a última semana, a estimativa era de que o espaço total atingido pelo fogo havia sido de 150 campos de futebol.
Helicóptero Águia, da PM, busca água para combater chamas em Bom Jesus dos Perdões, SP
André Luís Rosa/TV Vanguarda
Campos do Jordão
As chamas também atingiram uma área de proteção ambiental localizada em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. Segundo a Defesa Civil, o fogo teve início às 11h desta segunda (9).
O órgão informou que as chamas atingem o Morro da Santa Casa, próximo à Rua Projetada, no bairro Abernéssia. O balanço não cita a metragem aproximada de área consumida.
Além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, equipes da Fundação Florestal também atuam no combate do incêndio. Não houve vítimas.
Cunha
Em Cunha, as chamas também tiveram início neste domingo (8), mas durante a noite. Segundo a Defesa Civil, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata e vegetação natural na Estrada do Cilinto.
O fogo começou por volta das 20h e, até a tarde desta segunda-feira (9), havia consumido aproximadamente 100 mil metros quadrados. Bombeiros e Defesa Civil municipal atuam no local e não houve registro de vítimas.
Chamas atingem Cunha, SP
Reprodução
São Bento do Sapucaí
O fogo em São Bento do Sapucaí teve início por volta das 18h deste domingo (8) e atingiu uma Área de Proteção Ambiental pela Estrada Major Pereira. Não houve informação de vítimas.
De acordo com a Defesa Civil, equipes atuaram no combate até a madrugada desta segunda-feira (9) e prosseguiram ao longo de toda a segunda-feira.
O órgão explicou ainda que, até o momento, não foi possível dimensionar a área total afetada pelas chamas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina