Empreendedores potiguares apostam em criatividade para garantir renda extra no período natalino
07/12/2024
Opções criativas fazem parte de estratégias de vendas dos empreendedores para aumentar renda no Natal. Maria Eduarda criou marca de ilustrações personalizadas
Reprodução
Com o período de datas comemorativas no fim de ano, muitos empreendedores apostam na criatividade para garantir uma renda extra. Seja quem já tem um negócio ou quem está começando agora, a época natalina é um ponto alto para os negócios.
Foi pensando nisso que os sócios Érika Oliveira, jornalista gastronômica e Matheus Grillo, empresário no ramo de cafés, decidiram abrir a Canela, uma marca especializada em doces temáticos festivos.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Entre os doces oferecidos estão cinnamon rolls, cookies, biscoitos amanteigados finos, o tradicional gingerbread americano e cuca de banana com doce de leite.
De acordo com Matheus, a ideia surgiu no Halloween, guiada por um pensamento de fazer doces para presentear os amigos no Natal.
"A partir disso, pensamos que poderíamos vender para todo mundo, já que o fim do ano é um momento em que o comércio aquece e todos estão pensando em presentear. Vimos como uma boa oportunidade para fazer uma renda extra com objetivo de viajar em outro momento ou investir na empresa, se tudo der certo", diz Matheus.
Érika explica que a escolha dos produtos veio de forma natural, tanto devido a experiência que tinha com as receitas, como pela época do ano, onde as pessoas procuram itens presenteáveis.
Potiguares Érika e Matheus criaram marca de doces festivos
Cedida
"Tínhamos uma ideia do que seria interessante oferecer ao público e a isso, juntamos o fator ‘encantamento’ que o Natal tem que ter para escolher as outras opções, como o gingerbread, que é bem característico da época", explica Érika.
Sobre continuar com o negócio após o período festivo, Matheus conta que a ideia inicial era atuar apenas no Natal, mas que com as vendas crescendo eles tem visto um nicho onde podem atuar ao longo do ano, como encomendas corporativas.
Outro exemplo de uso da criatividade durante a época natalina, é a estudante de arquitetura, Maria Eduarda Moura, que faz ilustrações personalizadas, na sua marca criaDuda.
Eduarda começou os desenhos apenas por hobby, mas a medida que ela compartilhava nas redes sociais, as pessoas começaram a perguntar sobre encomendas, foi então que ela enxergou um nicho e a possibilidade de fazer uma renda extra em datas comemorativas.
Com isso, a estudante começou a ganhar uma visibilidade durante a época natalina, quando as pessoas buscam presentes diferentes.
"O meu produto é 100% personalizado, o que é extremamente atraente, algo que chama muita atenção nessa época de final de ano, como os desenhos com montagens, onde podemos juntar fotos de pessoas já falecidos junto com outras fotos, fazendo um retrato completo da família", comenta.
Maria Eduarda explica que busca se preparar com antecedência para o período festivo, devido a alta demanda que costuma surgir.
"Final do ano sempre é bem caótico. Com o passar dos anos vou aprendendo a administrar melhor. Então eu me organizo, publicando o catálogo antes nas redes sociais para os clientes fazerem encomendas, compro material com antecedência. Essa época requer um investimento maior para os materiais, então durante o ano já faço uma reserva financeira para isso", explica.
Maria Eduarda criou marca de ilustrações personalizadas
Reprodução
Eduarda relata que com as solicitações dos clientes, foi se adaptando e criando novos produtos para o seu catálogo.
"Na época de Natal, fim de ano, sempre busco novas ideias, novos estilos e novos itens para ser mais atrativo ao público", completa.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN